19/04/2024 15h16 - Atualizado em 19/04/2024 15h17

Policiais Penais participam de nova etapa da Operação Retorno Ordeiro

A Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) e a Guarda Civil Municipal de Viana realizaram, na noite dessa quinta-feira (18), a 9ª etapa da Operação Retorno Ordeiro. O objetivo é oferecer mais segurança aos usuários do transporte coletivo que circula nas imediações do Complexo de Viana. Na ocasião, 86 pessoas foram revistadas e cinco ônibus abordados.

A ação conjunta reuniu nove policiais penais que integram a Divisão de Escolta e Recaptura Policial (DERP), além da Guarda Municipal de Viana e alunos do 1º Curso de Patrulhamento Tático Motorizado de Viana.

Weleson Vieira de Souza, diretor de Operações da Polícia Penal, explica que os coletivos também são usados por internos do regime semiaberto que saem para trabalhar durante o dia e retornam à unidade prisional ao final do expediente.

“A operação Retorno Ordeiro foi iniciada no ano passado após denúncias de que detentos estariam utilizando materiais ilícitos dentro dos coletivos e em áreas próximas ao local de trabalho, o que gera insegurança para a população. Essas abordagens têm o objetivo de identificar quem são os internos que praticam atos criminosos e proibidos, bem como oferecer um retorno seguro e tranquilo para os usuários do transporte coletivo que atende às imediações dos complexos prisionais. É importante destacar que os internos flagrados com material ilícito têm o direito ao trabalho revogado e sofrem regressão de pena, de acordo com a análise da Vara de Execuções Penais”, afirmou Weleson Vieira.

Na operação realizada nessa quinta-feira, não houve condução de pessoas à autoridade policial. Durante a abordagem do quinto ônibus, foi observado pelos policiais um aparelho celular sendo arremessado pela janela, não sendo possível identificar quem o fez. O aparelho foi entregue à Divisão de Inteligência da Polícia Penal do Espírito Santo (DIPP) para averiguações. Essa foi a segunda Operação Ordeiro realizada este ano.

Informações à Imprensa:

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

(27) 3636-5706 / 99933-9920