18/04/2024 12h54 - Atualizado em 19/04/2024 14h29

Acadeppen promove Curso de Atendimento Pré-hospitalar Tático

A Academia de Polícia Penal do Espírito Santo (Acadeppen) finalizou, nessa quarta-feira (17), o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar servidores que atuam nas unidades prisionais. Participaram da capacitação 20 policiais penais. 

 

Com carga horária de 16 horas, o curso prepara operadores de segurança pública para salvar vidas, conjugando disciplinas de primeiros socorros com ações táticas. O treinamento oferece ao aluno condições de atender uma vítima, no momento exato do acontecimento da lesão, em que o tempo de espera por um suporte avançado de saúde se faz inviável e ineficaz.

 

Para a diretora da Academia de Polícia Penal, Leticia Maria Perazzini, o curso de APH Tático é importante para qualificar os servidores para o trabalho em ambientes hostis, para eventuais intervenções e uso da força, em que policiais e terceiros possam ser feridos.

 

“A Academia está empenhada para conscientizar os servidores da necessidade de buscar capacitação e aperfeiçoamento para os desafios do dia a dia. E é extremamente importante o conhecimento básico de procedimentos de gerenciamento de eventos envolvendo uma ou mais pessoas lesionadas”, destaca Leticia Perazzini.

 

O curso é conduzido pelo policial penal da Divisão de Operações Táticas (DOT) da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES), Werleyson Oliveira, especialista em atendimento pré-hospitalar. Destaca-se que o policial Oliveira atuou nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) durante vários anos, participando da implementação do serviço de veículo motolância do órgão no atendimento de diversas ocorrências do serviço pré-hospitalar.

 

As disciplinas trabalhadas no treinamento incluem os temas história do APH Tático, planejamento de operações, atendimento sob confronto armado, técnicas de evacuação, socorro ao ferido, técnicas de transporte de feridos, aplicação de torniquete, preenchimento de feridas, bandagens, vias aéreas e respiração, entre outros.

Informações à Imprensa:

Polícia Penal do Espírito Santo (PPES)

Alyne Reis

(27) 99933-9920

imprensa@pp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard